Central Nacional Unimed participa do 14º Congresso de Gestão de Pessoas

A Central Nacional Unimed participou do 14º Congresso de Gestão de Pessoas, realizado pela ABRH Bahia, no Gran Hotel Stella Maris em Salvador, de 31 outubro a 01 de novembro. O evento teve a criatividade, a capacidade de inovar, como temas centrais. O relatório do Fórum Econômico Mundial de 2019 aponta que a criatividade é a terceira competência mais desejada pelo mercado para a maioria das profissões.
 
De olho no futuro, mas sem perder a referência com o passado, a Central Nacional Unimed inova ao investir na mudança do atual modelo de atendimento para o formato de Atenção Integral à Saúde (AIS), que resgata a figura do médico de família, no qual o paciente é assistido por uma equipe multidisciplinar, que centraliza seu histórico médico.
 
O modelo permite monitoramento, contribuindo para a prevenção e tratamento, fortalecendo a relação médico-paciente. Além disso, evita gastos desnecessários com consultas, exames, dentre outros procedimentos. “Esse novo paradigma foi apresentado durante o 14º Congresso de Gestão de Pessoas”, afirma o superintendente de Novos Negócios da Central Nacional Unimed, Luiz Eduardo Perez.
 
Primeira clínica é baiana
A primeira clínica da Central Nacional Unimed no modelo AIS – Atenção Integral à Saúde está localizada em Salvador e completou um ano em junho. AIS é a forma de atendimento na qual um profissional médico capacitado guia as pessoas em plano personalizado de cuidado. Além do médico, conta-se com a atuação conjunta de uma equipe multiprofissional. A equipe é formada por médicos, nutricionista, psicólogo, enfermeira e fisioterapeuta.  O time multiprofissional resolve de 70 a 90% de todos os problemas de saúde.
 
“O atendimento é realizado com foco na pessoa, levando em consideração os contextos familiar e comunitário”, afirma o superintendente de Novos Negócios da Central Nacional Unimed, Luiz Eduardo Perez. “O cuidado é prestado de forma personalizada, por uma equipe de referência, que conhece bem o paciente, e a cada atendimento o laço equipe-paciente é fortalecido”, completa.
 
A capacidade de atendimento das clínicas AIS corresponde a até 4.000 vidas em acompanhamento, por unidade. O formato é uma alternativa para os pacientes que precisam de cuidados médicos, mas não necessitam de atendimento em emergências hospitalares.
 
“O atendimento é voltado para consultas eletivas (marcadas), porém, podem ocorrer consultas por demanda espontânea, em que o paciente pode solicitar atendimento que não tenha sido marcado”, explica Luiz Eduardo. As clínicas de saúde personalizada do Sistema Unimed funcionam de acordo com os princípios da Atenção Primária à Saúde: primeiro contato, integralidade, longitudinalidade e coordenação do cuidado.
 
Medicina e tecnologia
A exponencial evolução tecnológica está modificando as práticas de cuidado com a saúde. A medicina do futuro será reflexo dos avanços nas áreas genética, robótica e nanotecnologia. “A Medicina de Família e Comunidade (MFC), especialidade médica centrada no atendimento integral às pessoas, famílias e comunidades, será cada vez mais valorizada”, opina o Daniel Albuquerque, superintendente de Provimento em Saúde, da Central Nacional Unimed.
 
Para ele, no futuro o médico se tornará uma espécie de “coach ou mentor de saúde, o profissional que irá coordenar a equipe multidisciplinar, responsável por práticas preventivas e terapêuticas”. Com o avanço tecnológico, os computadores, robôs e equipamentos de última geração serão responsáveis pelo diagnóstico, análise de dados e tratamento de doenças.
 
“Ao passo que os médicos terão a responsabilidade de acompanhar as pessoas, as famílias e as comunidades ao longo do tempo e de forma integral”. Esse acompanhamento deve ser feito por equipes que integram nutricionistas, psicólogos, enfermeiros. Médico cardiologista, Daniel Albuquerque é Mestre em Educação Física e Fisiologia do Exercício. “Se eu estivesse conversando com estudantes de medicina neste momento, com certeza lhes diria para aprender mais sobre atenção integral à saúde, investindo em Medicina de Família e Comunidade”.
 
Pioneirismo
O Sistema de Atenção Integral, focado na Atenção Primária, é referência em modelo de atenção à saúde no mundo. O Sistema Unimed foi o pioneiro na adoção das práticas de Atenção Primária na Saúde Suplementar Brasileira, com iniciativas desde 2009 e produtos registrados na Agência Nacional de Saúde (ANS) desde 2012. Cerca de 70 Unimeds têm iniciativas implementadas e mais de 200 mil pessoas têm produtos de AIS contratados.
Núbia Cristina, 03.NOVEMBRO.2019 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...