Descaminhos na busca pelo amor

O escritor e artista plástico Davi Bernardo e o escritor, psicanalista e professor Paulo Emanuel Machado lançam juntos, respectivamente, “Depois terei de falar em voz alta” (contos) e “Mar silencioso” (romance). O lançamento, que acontece dia 01 de junho, no Auditório do Centro Odontomédico Henry Dunant, vai levar ao público a discussão sobre a solidão e o desamparo que marcam os amores na pós-modernidade líquida. Além de reflexões provocadoras sobre orientação sexual, gênero, masculinidade desmedida e feminilidade indignada.

Mestre em Artes Visuais, com vários prêmios na bagagem, Davi Bernardo sempre flertou com as letras, as palavras, os textos. “Num momento histórico em que as pessoas temem a perda dos direitos mais básico, incluindo o de expressão, Davi escreve para dar voz a quem não a tem, inicialmente as mulheres”, destaca Paulo Emanuel Machado irmão de Davi, que também é filho de escritores.

Os contos do artista visual Davi Bernardo apresentam o mundo feminino que ele conheceu na infância e adolescência e abrem novos terrenos, desbravados por personagens femininas, que dão título a cada história que fotografa o século passado em toda a sua angústia por liberdade e conexão.
É a sua primeira incursão direta na literatura. O artista sempre tangenciou as palavras e os textos em suas obras de arte, brincando com ambos na sua releitura e criação. Ao escrever os contos, Davi Bernardo levou para o papel sua multidão de imagens, objetos, cores e contrastes. Foi considerado artista revelação no “Projeto de Cultura e Arte do Banco Capital 2005”, além de outros prêmios. Pertence à Academia de Letras do Brasil, seccional Bahia.
 
São Francisco de Assis
“Mar silencioso” é o quinto romance do psicanalista Paulo Emanuel Machado. Com escrita introspectiva e tateante, deseja dialogar com o homem pós-moderno: vago, titubeante, superficial e profundamente triste. Na tentativa de encontrar respostas para as intrigantes perguntas de seu narrador, o escritor mergulha na realidade de quem viveu o século XX na esperança de que o XXI o transcendesse. Mergulha, portanto, nas mentiras e preconceitos de uma sociedade parcial e hipócrita.
“Esse é um romance sobre a solidão e o desamparo a que estamos submetidos por sermos seres de linguagem”, resume o autor. Transitando em todas as possíveis orientações sexuais e formatos de relacionamento, o narrador da história quase não encontra o amor, o afeto, o carinho que tanto procura. Decidido a levar a fundo a pergunta de sua própria existência, abandona os aparatos e as mordomias de uma vida burguesa de médico e lança-se à aventura das ruas, tornando-se um sem-teto, como São Francisco de Assis. Escolhe, assim, a nudez total como bússola na busca de si mesmo.

Paulo Emanuel Machado é escritor, psicanalista e professor. É membro da Academia de Letras do Brasil, seccional Bahia, e do Núcleo de Formação Permanente de Psicanálise de Criança e Adolescente, do Círculo Psicanalítico da Bahia. Autor de quatro romances: “A tempestade” (Editora Scortecci, 2014); “Você não pode ser o oceano” (edição independente, 2015); “A história do mar” (Amazon, 2017) e “O corpo ateu” (Amazon, 2018).

Em família
Os irmãos trabalham juntos pela primeira vez e estão convencidos de que todo artista, todo escritor, tem a obrigação de recriar o mundo, de levantar questões e fazer refletir. “Nossa escrita, na essência, busca soluções de vida e amor para aqueles que a sociedade dominante quer tratar como dejetos”, comenta Paulo Machado.
 
SERVIÇO
Lançamento: “Depois terei de falar em voz alta” e “Mar silencioso”.
Quando: 01 de junho de 2019.
Onde: Auditório do Centro Odontomédico Henry Dunant – Rua Agnelo de Brito, 187, Garibaldi.
Hora: 14 às 18h.
Núbia Cristina, 20.MAIO.2019 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...