Dicas para prevenir doenças comuns em época de chuva

Chuvas intensas e em excesso aumentam os riscos de doenças infectocontagiosas, principalmente em áreas urbanas, nas quais o acúmulo de lixo e a manutenção inadequada nas redes de esgoto provocam alagamentos. Especialistas da Central Nacional Unimed alertam como evitar as doenças mais comuns no período de chuvas.
 
“Além das arboviroses como a dengue, zika e chikungunya, que aumentam a incidência em  época de chuva, é preciso tomar cuidado para não contrair outras doenças, como infecções virais, micoses de pele, leptospirose, hepatite A e infecções por salmonela, como a febre tifóide”, alerta o médico de família e comunidade, Marlon Chagas Magalhães, da clínica de Atenção Integral à Saúde da Central Nacional Unimed em Salvador.
 
Todo cuidado é pouco
É fundamental evitar o contato com a água acumulada por enchentes ou a lama espalhada por ela. Por isso é ideal fugir dos locais onde a água está se formando, usar botas ou qualquer outro calcado que ofereça proteção aos pés. “Os pais devem ter cuidados redobrado com as crianças, não permitindo que elas brinquem ou mergulhem nessa água”, ressalta Marlon Chagas Magalhães.
 
Se a casa foi atingida pela enchente é recomendável usar botas de borracha e luvas, ao fazer a limpeza. A higienização de casas ou estabelecimentos comerciais é bem importante e deve ser feita não apenas com água e sabão, mas também com uma solução desinfetante composta por água e água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%), ou objetos que entraram em contato com a água devem ser higienizados com essa solução.
 
Cuidados com alimentos
É importante lavar bem os alimentos, consumir água tratada, filtrada ou fervida e tentar minimizar o risco de alagamentos, deixando o lixo para a coleta em local apropriado, em vez de jogá-lo em terrenos baldios, na rua ou em rios, por exemplo.
 
Leptospirose
Transmitida a partir do contato com a urina do rato - que pode contaminar a água em casos de enchentes -, causa febre alta, dores pelo corpo, dor em região da panturrilha, pele e olhos amarelados. “Essa doença pode provocar falência dos rins e hemorragias levando até a morte”, explica Marlon Chagas Magalhães.
 
Os sintomas podem ocorrer imediatamente após a entrada da bactéria no corpo ou demorar até um mês para aparecerem. “Como o índice de mortalidade associado à leptospirose é alto nos primeiros sintomas é preciso procurar orientação médica”, afirma Marlon Chagas Magalhães. O tratamento é feito com administração de antibióticos.
 
Hepatite A
Em geral é transmitida pela ingestão de alimentos mal lavados sobre os quais esteja o vírus da Hepatite A. Porém, se o vírus estiver na água acumulada por enchentes e houver a ingestão acidental dessa água, a doença também pode se desenvolver, e os primeiros sintomas aparecem entre 15 e 45 dias após a infecção da pessoa.
 
Atinge o fígado e é caracterizada por perda de apetite, dores abdominais, febre, pele e olhos amarelados e urina escura. “Não há medicamentos específicos para tratar esse tipo de hepatite. A recomendação é repouso, durante a fase aguda, até que os valores das análises hepáticas voltem ao normal”, esclarece Marlon Chagas Magalhães. A maioria das pessoas restabelece-se completamente em cinco semanas.
 
Infecção por Salmonela (Febre tifóide)
A febre tifóide pode ser adquirida a partir da ingestão acidental de água das chuvas (contaminada pela bactéria Salmonella typhi) e também por meio de alimentos mal higienizados.      
 
A bactéria faz com que surjam inflamações em forma de úlceras no aparelho digestivo. Por isso, entre os sintomas estão a febre, dores no estômago e enjoo. Além disso, ocorre o aumento do volume do baço. “O tratamento é feito com a administração de antibióticos”, afirma o médico.
 
Infecções Virais
O contato e a ingestão da água contaminadas por vírus podem provocar diarréias, náuseas, vômitos, febre, dores no corpo e nas articulações, desconforto abdominal, perda de apetite.
 
“Em geral, as viroses duram cerca de dois dias a 5 dias, ao fim do qual a pessoa está recuperada. Porém, diarreias e vômitos causam desidratação, por isso é importante manter-se hidratado durante o período”, destaca o médico. Se isso não for possível, é preciso buscar atendimento médico para administração de soro diretamente na corrente sanguínea.
 
Micoses
As micoses são provocadas por fungos, que se proliferam em ambientes quentes e úmidos. A transmissão ocorre por meio do contato da pele com superfícies e água contaminadas, e as doenças (há vários tipos, dependendo do fungo causador e do local atingido) se caracterizam pelo aparecimento de manchas claras ou avermelhadas na pele, coceira e descamação.
O tratamento para as micoses costuma envolver a aplicação de pomadas antifúngicas. Contudo, é importante procurar orientação médica para identificar o tipo de micose e o medicamento mais adequado para combatê-la. No caso específico das micoses, vale manter a pele bem seca, especialmente as regiões com dobras (cotovelo, virilhas e joelhos).
 
 
Sobre a Central Nacional Unimed
A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,6 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 346 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.
Núbia Cristina, 24.ABRIL.2019 | Postado em Notícias
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...